sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Livro : Coração de tinta

[Coração+de+tinta+-+o+livro+mágico+003.jpg]



Autora : Cornelia Funke .


sinopse : Quem é que nunca desejou conhecer ao vivo os personagens de seus livros predilectos ? Mo , além de exímio encadernador , tem uma habilidade insólita : ao ler em voz alta , dá vida ás palavras , e coisas e seres das histórias surgem ao seu lado como que por mágica . Numa noite fatídica , quando sua filha Meggie ainda era praticamente bebê , a língua encantada de Mo trouxe á vida alguns personagens de um livro misterioso chamado Coração de tinta  - e acabou mandando para lá sua mulher .
  Meggie não conhece essa história , até que um estranho visitante aparece no meio da noite . Com roupas gastas como as de um artista de circo , os dedos cobertos de fuligem preta , e no ombro um estranho bicho de estimação com pequenos chifres pontudos , ele não é um estranho para Mo , que o convida a passar a noite na casa - os dois têm muito a conversar . 
 Quando na manhã seguinte Mo avisa à filha que eles precisam fazer imediatamente uma viagem , ela entende que algo muito errado está acorrendo . É o começo de uma aventura perigosa , cheia de acontecimentos fantásticos e reviravoltas imprevistas , que vai mudar para sempre a ideia que Meggie tem sobre os livros e suas histórias .


Trecho : ''Mas avia alguém que era mais temido do que todos os homens de capricórnio . Eles o chamavam de sombra . Ele só aparecia quando capricórnio o evocava . Ora ele era vermelho como fogo , ora da cor das cinzas em que transformava tudo o que devorava . Como as chamas de uma fogueira , ele se erguia da terra em labaredas . Seus dedos , e ate mesmo o seu hálito , traziam a morte . Ele se erguia dos pés do senhor dele , furtivo e sem rosto como um cão farejador , esperando que sua vítima fosse apontada . ''




O maior problema em Coração de Tinta pra mim foram os personagens. Sim, eu gostei da maioria deles, mas eles são estereotipados demais e bem subdesenvolvidos. Meggie e Mo, por exemplo, não têm tantas características assim que os tornam únicos. Os vilões, principalmente Capricórnio, têm motivações tão vazias que fica até meio forçado em alguns pontos, por mais que teoricamente existe uma explicação para isso. Ao menos temos Elinor e Dedo Empoeirado, os personagens que de alguma maneira desenvolvem um pouco. Outro problema é um certo ar de repetição pela trama, principalmente por conta da segunda metade ter muitos pontos em comum com a primeira metade da história no que diz respeito aos acontecimentos.
Algo que achei bem legal é que todo capítulo começa com uma citação de algum outro livro como ‘O Senhor dos Anéis’ e ‘Peter Pan’ (citações essas que têm a ver com o conteúdo do capítulo), com belas ilustrações da própria Cornélia no fim dos capítulos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Playlist